Home
/
Carreira e Remuneração
/
Docentes - Magistério Superior
/
Promoção e Progressão
/
Promoção de Docente Magistério Superior à Classe Titular

Promoção de Docente Magistério Superior à Classe Titular

Publicado 7/3/2017, 2:45:26 PM, última modificação 12/26/2024, 4:26:13 PM

Requisitos básicos 

1) possuir título de doutor, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ou, se obtido no exterior, revalidado na forma da legislação vigente. 
Atenção! A Lei nº 9.394 (LDB), de 20.12.1996, exige a revalidação por instituição nacional competente para títulos obtidos no exterior a partir desta data. Para títulos obtidos anteriormente, considerar o artigo 103 da Lei nº 4.024, de 20/12/61 e o artigo 87 da Lei nº 5.692, de 11/08/1971.

2) ter completado o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses no último nível da Classe Associado, Nível 4.

3) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita.

IMPORTANTE: O cômputo das atividades para avaliação das Métricas, relativas a 2020, deverão considerar as atividades desenvolvidas no intervalo que compreende o início de 2020 até 25 de maio de 2021, conforme Ofício nº499/2020 PROGRAD.

Instruções

 Atenção! Cabe ao professor proponente iniciar o processo, conhecer as normativas a ele relacionadas, bem como a responsabilidade de providenciar a documentação e os arquivos no formato solicitado na base de conhecimento associada ao processo.


Comissão Permanente para Processos de Promoção de Docentes à Classe de Titular da Carreira do Magistério Superior (CPDT - MS)  

Para conhecer os membros da Comissão Permanente para Processos de Promoção de Docentes à Classe de Titular da Carreira do Magistério Superior (CPDT - MS) , clique aqui.

Detalhes do Requerimento

Para requerer a promoção o interessado deverá abrir um processo no SEI , em sua unidade de lotação, acessando no menu principal a opção "Iniciar Processo" e escolhendo o tipo de processo "Pessoal: Promoção à Classe Titular do Magistério Superior" . 

Após, deverá seguir as instruções constantes na base de conhecimento associada.

Obs.: Caso o tipo de processo não esteja aparecendo na lista, clique na figura para listar todos os tipos. 

Documentação necessária ao Requerimento

Os documentos a seguir deverão ser criados ou inseridos no processo no SEI , conforme orientações da base de conhecimento. 

Requerimento de Promoção à Classe Titular do Magistério Superior

- Avaliação de Desempenho do último ano - Retirar em https://sistemas2.utfpr.edu.br/ Menus: Avaliação Institucional --> Avaliação de Desempenho --> Servidores --> Consulta Negociações E Avaliações --> Avaliação

- Portaria da última progressão (Associado IV)

- Comprovante de titulação - Diploma do Doutorado (frente e verso)

Currículo Lattes atualizado

Histórico das Avaliações do Docente pelo Discente  - Solicitar através de processo eletrônico (SEI) por meio dos "Meus Processos", tipo de Processo: "Pessoal: Emissão de Certidão e/ ou Declaração (Exceto Certidão de Tempo de Contribuição)". Encaminhar Processo para a respectiva COGERH no caso servidor de Campus ou para a ASDAP no caso de servidores da Reitoria.

Proposta de Membros Externos à UTFPR para composição da CEAT (não obrigatória, porém recomendada)

Obs.: O memorial descritivo tem formato livre, o modelo disponível serve apenas como referência para o solicitante contendo itens que podem ser inseridos nele. A banca avaliará a contribuição do solicitante nas diversas áreas ao longo da sua carreira. Um memorial é uma narrativa “biográfica” sendo importante contar sua trajetória pessoal e acadêmica, incluindo sua formação, a sua escolha profissional, a direção dada à sua carreira, as linhas de atuação escolhidas, atividades de ensino e extensão universitária, suas realizações, seus objetivos, entre outros. Espera-se tipicamente que o solicitante faça uma defesa das principais (mais relevantes) contribuições realizadas, , não sendo um currículo Lattes comentado. Todas as contribuições relevantes devem ser documentadas. Dessa forma, sempre que o solicitante apontar uma contribuição que já tenha sido listada na tabela de atividades, basta indicar a página em que se encontra a comprovação no arquivo "Memorial Descritivo e Comprovantes". Se uma contribuição inserida no memorial ainda não tiver sido listada na Tabela de Atividades, é obrigatória a inserção do comprovante no local especificado no arquivo "Memorial Descritivo e Comprovantes".

 Atenção:

- Inclua no processo apenas os comprovantes em formato .PDF (exceto tabela de atividades) necessários para atingir a pontuação.

- O arquivo que contém o Memorial Descritivo e os Comprovantes da Planilha de Atividades, caso ultrapasse o tamanho de 20 Mb, deverá ser inserido em mais de um arquivo, até o limite de 20 Mb cada.

- Os modelos de Tabela de Atividades Realizadas e Memorial Descritivo estão disponíveis também na seção Anexos no final da Base de Conhecimento, no SEI .

 Legislação relacionada ao tema

Lei nº 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.
Portaria MEC nº 982/2013 - Estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior e classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação.
Deliberação COUNI nº 14/2014, que aprova o Regulamento para Promoção de Docentes da Carreira do Magistério Superior à Classe de Professor Titular da UTFPR.
Nota Técnica nº 2556/2018-MP, que uniformiza os entendimentos referentes à concessão de progressão funcional aos docentes das instituições federais de ensino.
Ofício Circular nº 53/2018-MP, que uniformiza os entendimentos referentes à concessão de progressão funcional aos docentes das instituições federais de ensino.

Ofício nº 2/2020 - SEDEP, que contém orientações quanto à Promoção Docente à Classe Titular

Reportar erro