Home
/
Cultura

Cultura

Publicado 6/13/2023, 8:28:17 PM, última modificação 5/19/2025, 2:44:00 PM

As ações artísticas e culturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná refletem a história e diversidade da instituição.

De maneira mais continuada, podemos reconhecer a presença ativa da arte a partir do final da década de 1960, na então Escola Técnica Federal do Paraná quando ainda restrita a Curitiba , local de sua fundação. Incentivando práticas extraclasse entre os alunos secundaristas dos cursos técnicos, foram criadas diversas atividades e, dentre elas, grupos artísticos: coral (iniciado em 1966), teatro (1972), música Instrumental com a banda marcial, ginástica e dança e o clube de línguas (estes a partir de 1973), sendo projetos institucionais continuados com mais de 50 anos em atuação em Curitiba .

Em 1990, com o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico, o então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) passou a se expandir para o interior do Paraná, instalando pouco a pouco unidades em outras 12 cidades. Nesta diversidade de realidades, as ações artísticas e culturais seguiram com maior ou menor investimento local também após a instituição tornar-se universidade, em 2005.

Em 2013, foi elaborada uma Comissão Central de Cultura vinculada à Diretoria de Extensão da Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias. Sua composição foi, e ainda é, constituída por um representante de cada campus, criando-se, assim, Subcomissões Locais. O primeiro objetivo foi a elaboração do Plano de Cultura da UTFPR que foi aprovado pelo Conselho Universitário, em fevereiro de 2017.

O Plano de Cultura da UTFPR reconhece a autonomia e a diversidade cultural de cada campus, garantindo o desenvolvimento cultural, o respeito às diversidades regionais, o desenvolvimento de mecanismos normativos, administrativos, técnicos e políticos para manter, ampliar e preservar as ações e o patrimônio culturais, visando a educação e democratização do acesso aos bens culturais.  O Plano também prevê a criação de órgãos gestores que deliberem com autonomia as questões relativas às ações culturais em cada campus.  

O Plano de Cultura é referido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, para o período de 2023 a 2027, citando as diretrizes estratégicas nas Políticas Relacionadas ao Desenvolvimento Artístico e Cultural. Não obstante, o descrito na Política Linguística da UTFPR e na Política de Museus e Coleções estão associadas articulando temas culturais e artísticos. No que tange aos Aspectos Institucionais de Valorização podemos reconhecer a relevância de questões culturais no proposto à Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, à Igualdade Étnico-Racial, à Produção Cultural e Artística, à Memória e Patrimônio Cultural e às Iniciativas para Responsabilidade Social.

Em 2020, foi criado o primeiro projeto intercampi, o Festival Melodia, atividade musical competitiva que visa envolver aos 13 campi. Também neste ano foi aberto o primeiro edital para Bolsas de Incentivo à Produção Artística e Cultural, contemplando projetos em toda UTFPR.

Contato

Assessora de Cultura e presidenta da Comissão Central de Cultura:

Franciele Clara Peloso

Reportar erro